Skip to main content

Star Wars e os fenômenos culturais mundiais

O mundo ficou empolgado com o lançamento do novo trailer de “Star Wars – O Despertar da Força”. O mais curioso é que a animação envolveu pessoas das mais diversas idades. De adolescentes a sessentões (aqueles que eram jovens quando surgiu o primeiro Star Wars em 1977), só se falou nisso. O que me levou a questionar se seria “Guerra nas Estrelas” o maior fenômeno cultural mundial do último século.

Acredito que precisamos dividir essa discussão em alguns pontos.

Primeiro: é muito difícil, para nós do ocidente, dizer se algo envolveu culturalmente o oriente ou não. Temos alguns recortes do Japão, Coreia do Sul, um pouquinho da China, mas para compararmos fenômenos mundiais, torna-se muito difícil. Por isso, considerem como “mundial” o mundo culturalmente ocidental.

Segundo: por “maior”, digo de maior repercussão e de envolvimento de pessoas, de cifras, etc., sem juízos de valor.

Terceiro: impossível comparar os fenômenos culturais mundiais de séculos diferentes no que diz respeito ao quanto repercutiram. Os meios de comunicação eram outros, a dinâmica e integração mundiais eram outras. Por isso atenho-me ao século XX apenas.

Quarto: Star Wars é um fenômeno cultural mundial. Isso é inegável. Não só por toda a cultura nerd, geek, etc. e o imaginário que surgiu, mas também por todas as referências que outras áreas do entretenimento passaram a fazer ao universo criado por George Lucas. Mas “o maior”? Acho um pouco exagerado, pelo que explico nos pontos a seguir.

Quinto: tem o Modernismo. E o Pós-Modernismo. E aí, foram maiores que Star Wars? Como “medir” isso? Será que muitas pessoas tem noção da Modernidade e da Pós-Modernidade ou isso se restringe ao meio acadêmico? Isso é um parâmetro válido para a discussão? Ou só de “estar inserido” em contextos e culturas modernas e pós-modernas, mesmo sem ter a consciência disso, já conta? Realmente não sei, fica aqui em aberto… (opinem nos comentários!)

Sexto: e tem a Disney e todos os seus desenhos, as suas histórias, as suas princesas. Hors concours. A meu ver, a Disney é de longe o maior fenômeno cultural mundial do século XX, desbancando a saga de Guerra nas Estrelas. Não tem como competir. Que bom que agora Disney e Star Wars são uma coisa só, não é mesmo?! É juntar o melhor de dois mundos, ou, nesse caso, das galáxias.

Sétimo: estou considerando, nesse post, que Harry Potter é um fenômeno já do século XXI. Porque Harry Potter é, disparado, o maior fenômeno cultural mundial já visto. Mas isso já é tema para outro post.

Oitavo e último ponto (com spoiler sobre o trailer!): Sendo o maior ou não, que bom que Guerra nas Estrelas atravessa gerações e continua um fenômeno até hoje. Particularmente, achei o trailer fantástico! Principalmente aquele take do capacete do Darth Vader destruído! O ruim vai ser ter que esperar até dezembro pra assistir ao filme…

Foto em Destaque: Facebook Star Wars

Deixe sua opinião sobre os fenômenos culturais mundiais nos comentários! E aí, qual foi o maior? Dá para “medir” isso? Vamos debater!

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente