15 de novembro. Aniversário do Flamengo, o clube da maior torcida do Brasil. Parabéns, Flamengo! Parabéns, Nação Rubro-Negra!
Muito já se escreveu e se falou sobre o clube, o vermelho e o preto listrados e a imensa torcida. Apesar disso, o Flamengo parece ter uma força indescritível.
O modo de ser flamengo extrapola o futebol e o esporte. Ser Flamengo é uma forma de encarar a vida e de ver o mundo. É saber que “somos todos, menos alguns”. É, justamente por ser o maior e mais importante, por ser “O Mais Querido do Brasil”, ser também o mais falado, o maior alvo, o único capaz de movimentar multidões de Norte a Sul do país – seja para torcer a favor ou contra.
A história rubro-negra, com seus herois, prováveis e improváveis, seus títulos, suas glórias, se confunde com a história do Rio de Janeiro e do país. Mas a maior virtude flamenguista não está no âmbito meramente esportivo…
Só você, Flamengo, une negros, brancos, índios, ricos, pobres, árabes, católicos, judeus, crianças, idosos e todos mais! É, de fato, a maior e mais plural “Nação” do mundo! Você é a maioria entre médicos, advogados, bombeiros, jornalistas, motoristas, políticos, enfermeiros e até mesmo entre os ladrões, é claro! Durante o seu espetáculo não cabem julgamentos e é bem provável que todos esses personagens já tenham se abraçado em um estádio ao comemorarem um gol juntos.
Mais do que nunca, nesses seus 120 anos, é “festa na favela”! Mas estão todos convidados e serão muito bem recebidos! Afinal, “vestiu rubro-negro, não tem pra ninguém”!

Parabéns, Mengão! Que venham mais 120 anos! “Que o futuro ainda será mais lindo, que o teu presente que tão lindo é”!
Foto em Destaque: Pedro Kirilos | Agência O Globo | GloboEsporte.com