Skip to main content

É hora de curtir a Olimpíada do Rio!

Daqui a exatamente um mês, no dia 05/08, começa a Olimpíada do Rio. Não podemos esquecer dos problemas: corrupção, legado ambiental zero, planejamento errado, falência do Estado, tudo isso marcou o “ciclo olímpico” até aqui. Mas também é hora de curtirmos o maior evento do planeta!

Dê uma olhada nesse vídeo aqui, da passagem da tocha olímpica por Caruaru (PE):

Esse espírito diz muito sobre o que estamos perdendo no país – e do que precisamos retomar. As mazelas diárias, a violência, a intolerância, nos transformaram numa nação de ranzinzas. É claro que precisamos sempre lutar, batalhar para melhorar a sociedade e o país, e é muito bom que a população tenha criado uma cultura de protestos. Mas, por outro lado, estamos perdendo a capacidade de nos divertirmos.

Aqui, vale explicar: o mais preciso seria “nos divertirmos, apesar de tudo”. Não é para babarmos ovo cegamente, mas para, ao mesmo tempo que protestamos, sabermos curtir o momento, como a população de Caruaru e tantas outras por todo o país estão fazendo.

Dentro de um mês, os melhores esportistas do mundo estarão aqui, aí, no quintal de casa. Turistas do mundo todo vão passar na nossa porta, com línguas e culturas das mais diversas. Mantenha a vigilância constante com os nossos políticos, mas aproveite a oportunidade pessoal! Muitos eventos da Olimpíada são de graça, é só ir para a rua e você estará participando. Outros muitos ainda têm ingressos à venda (mesmo que não sejam as finais mais concorridas). Vá aos Jogos! Decore a sua janela com as cores do Brasil, incentive os atletas brasileiros e os adversários, vá ver os ídolos mundiais, vá nas “casas dos países” espalhadas pela cidade, ajude turistas… enfim, curta!  

Os problemas existem e estão aí. Cabe a nós lutar para mudar a situação. Mas se não nos divertirmos e curtirmos o evento, terá valido à pena? Em um mês, você começa a decidir como gostará de lembrar desse momento. Se “sofreu por 7 anos para nada” ou se “apesar de 7 anos de problemas, ‘pelo menos’ aproveitou o evento”.

Eu já garanti os meus ingressos. (E fora Paes! rs)

 

Foto em destaque: Divulgação | Globoesporte.com

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente