Skip to main content
Jogadores do Flamengo levantam o troféu de campeão brasileiro de 2020 no Morumbi com chuva de papéis picados.

Brasileirão 2020: resultado da brincadeira de previsões

Já é março de 2021, mas só agora terminou a temporada do futebol 2020. Assim, finalmente chegou a hora de conferirmos o resultado da brincadeira de fazer previsões sobre as campanhas dos times no Brasileirão de 2020.

Para relembrar os resultados dos anos anteriores, basta clicar no que quiser: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.

Critério adotado de classificação para as minhas previsões:
\o/ Acertei!
~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.
:/ Errei.
:‘( Errei feio, passei longe!

Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2020.

Athletico-PR (**** – Briga por Libertadores): Pela colocação final na classificação, ficaria no limite do “acertei”. Mas a verdade é que o Furacão não frequentou as primeiras posições do campeonato, então vou de ~~ Not bad.

Atlético-GO (* – Briga para fugir do rebaixamento): Diferentemente do xará paranaense, o Atlético-GO ficou fora da margem (acima) do que eu previ. E livrou-se “cedo” da briga de fato pelo rebaixamento. Resultado da previsão: :/ Errei.

Atlético-MG (***** – Briga por título): Um fim de campeonato frustrante pro torcedor atleticano, pois ficou fora da disputa pelo título nas rodadas finais. Mas, se olhar o desempenho na Série A e mesmo a classificação, em que terminou só três pontos (uma única vitória) atrás do campeão Flamengo, essa previsão foi certa. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Bahia (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Mesmo sem o Roger Machado, que não durou muito no cargo, e apostando e depois também demitindo o técnico Mano Menezes, a previsão para o tricolor baiano se confirmou. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Botafogo (*** – De férias em Janeiro): Honda definitivamente não deu certo no alvinegro. Aliás, o que deu certo em 2020 para o Botafogo? Um ano muito duro, difícil, em que o time foi rebaixado com várias rodadas de antecedência, mas que na verdade muito antes já não dava sinais de recuperação em campo. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Ceará (* – Briga para fugir do rebaixamento): O próprio texto original que eu escrevi apontava o Vozão como alguém bem estruturado, mas acabei sendo pessimista demais na hora de fazer a previsão… Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Corinthians (**** – Briga por Libertadores): O Corinthians chegou a flertar com a briga contra o rebaixamento, depois se recuperou e chegou a namorar a briga por uma vaga na Libertadores (principalmente por causa de termos um G8 em vista desde cedo), mas não foi pra um lado nem pro outro. Ficou ali no meio e essa previsão **** considera até o 3º lugar. Eu ainda escrevi que “vai brigar na parte de cima da tabela o tempo todo”, o que nunca aconteceu. Pensei em colocar que errei, mas a dura verdade é que… Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Coritiba (* – Briga para fugir do rebaixamento): Campanha bem ruim, com apenas 31 pontos, 11 a menos do que o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Flamengo ( ***** – Briga por título): Era uma previsão teoricamente fácil, mas é interessante observar que os “pontos de atenção” que eu tinha levantado realmente se fizeram presentes ao longo da caminhada do rubro-negro. O Flamengo confirmou o título a que era favorito, mas passou longe do desempenho esperado. De fato, Pedro e Thiago Maia (até se contundir) foram reforços muito importantes, assim como a descoberta do goleiro Hugo, mas Michael por exemplo não confirmou a expectativa. Nem mesmo o técnico Domènec Torrent aguentou até o fim do campeonato e o time de Rogério Ceni ainda não inspira confiança e carece de alternativas ofensivas. O repertório foi longe do apresentado pelo time de 2019, mas alguns ajustes do técnico (como Arão na zaga) e a qualidade de ter jogadores como Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol acabaram sendo suficientes para um título histórico, afinal só a geração de Zico e cia. conseguiu um bicampeonato brasileiro seguido no Flamengo. É uma geração que também entra para a História. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Fluminense (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Fiquei na dúvida entre duas previsões e acabei optando pela mais pessimista. Mesmo que eu tivesse colocado a mais otimista, das “férias em Janeiro”, eu também teria errado. Mesmo com as críticas de parte da torcida tricolor, a verdade é que Odair e depois Marcão fizeram um ótimo trabalho. Uma campanha para encher a torcida de orgulho. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Fortaleza (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): A saída do Rogério Ceni para assumir o Flamengo na metade do campeonato e a queda de desempenho com Marcelo Chamusca chegaram a assustar mais, parecia que a coisa ia desandar de vez. Mas Enderson Moreira segurou o time na Série A e também o meu acerto na previsão. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Goiás (* – Briga para fugir do rebaixamento): Uma certa “arrancada final” deu um fio de esperança para os esmeraldinos, mas a verdade é que o time brigou na parte de baixo da tabela. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Grêmio (***** – Briga por título): Mais um ano em que o tricolor gaúcho vai bem nas copas e não tão bem assim no Brasileirão. Não é que foi mal, mas não brigou por título em momento algum. Essa poderia ser uma previsão errada, mas vou considerar que está dentro de um desvio razoável, vai. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Internacional (**** – Briga por Libertadores): Ainda bem que eu escrevi que “o Colorado tem elenco para brigar no topo do campeonato”, porque foi o que acabou acontecendo. A pontuação do Inter me pareceu maior do que o desempenho do time em campo como um todo, mesmo com o técnico Eduardo Coudet ou com a chegada do Abel Braga. De qualquer forma, se não fosse o Cássio, alguns centímetros de impedimento e a má pontaria de alguns jogadores, o jejum de mais de 40 anos sem o título brasileiro estaria acabado e não dá pra dizer que não teria sido um resultado justo pelo conjunto todo da obra. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Palmeiras (***** – Briga por título): A chegada do Abel Ferreira já rendeu frutos, com os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Infelizmente, o nosso já complicado calendário esportivo ficou ainda pior em 2020/2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, o que impediu que o alviverde se dedicasse ao Brasileirão como poderia. O 7º lugar final (e não um 5º, por exemplo), acaba afastando meu resultado do “not bad”, mas também não foi um “erro grosseiro”. Resultado da previsão: :/ Errei.

RB Bragantino (*** – De férias em Janeiro): Comandado por Claudinho, artilheiro e eleito o craque e revelação do campeonato, o RB Bragantino fez belas exibições. O trabalho de Maurício Barbieri foi, provavelmente, o melhor entre todos os técnicos da Série A. A torcida chegou a sonhar com uma vaga na Libertadores, mas por termos um G8, senão seriam férias antecipadas mesmo. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Santos (*** – De férias em Janeiro): Ainda bem que eu fui otimista na minha dúvida na hora de fazer a previsão, o que me livrou de um erro rude. O trabalho do Cuca foi muito bom, não deixando chegar em campo os vários problemas “externos” que o Santos enfrentou e enfrenta. Soteldo e Marinho levaram o time até a final da Libertadores e o alvinegro o tempo todo ficou na zona de classificação para a Copa na Série A. Resultado da previsão: :/ Errei.

São Paulo (**** – Briga por Libertadores): Pela classificação final e por ter ficado fora da disputa do título nas últimas rodadas, eu poderia até dizer que acertei nessa previsão. Mas não dá para ignorar que o tricolor chegou a ter 7 pontos de vantagem na liderança da Série A (antes de tudo desandar no início de 2021) e parecia favoritíssimo ao título também pelo futebol apresentado em campo. Então essa vai de… Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Sport (* – Briga para fugir do rebaixamento): E não é que o rubro-negro pernambucano escapou da Série B com menos sofrimento do que pareceu que teria? Foi uma campanha difícil, com sustos, mas o que importa mesmo pro torcedor é a permanência na elite do nosso futebol. E, pra mim, é que eu \o/ Acertei!

Vasco (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Desastroso resultado final pro Vasco, com o quarto rebaixamento de sua História. A demissão do técnico Ramon se mostrou um erro; ele pagou pelo mérito do próprio trabalho, em que fez o cruzmaltino até mesmo liderar uma rodada do campeonato. Era natural que com o tempo caísse um pouco. Confesso que, pessoalmente, demorei a ver o “risco de queda” do Vasco, achava que ele ia acabar “entrando de férias em janeiro”. No limite da margem da previsão, mas essa eu acho que acertei, afinal o time foi rebaixado mas foi o primeiro do Z4, certo? Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Placar Final:

\o/ Acertei! – 9/20
~~ Not bad – 4/20
:/ Errei – 3/20
:‘( Errei feio – 4/20

Avaliação:

Não repeti o índice do ano passado de acertar mais da metade das previsões (esse ano foram 9 e não 11 acertos em 20)! A soma de acertos com “not bads” caiu mais um ponto (13 agora contra 14 em 2019, contra 15 em 2018). Mas em compensação, o número de “erros feios” caiu um pouquinho (de 5 para 4). Esse ano, tive mais “errinhos” (de 1 em 2019, subiu para 3). Até que pra uma temporada tão atípica por causa da pandemia eu não me saí tão mal, né? Uma nota 6,5… ou, se fosse seguir a minha própria nomenclatura, seria o time que “ficou de férias em Janeiro”! 🙂 rs

E aí, o que achou da brincadeira? Como você se saiu com as suas próprias previsões? Acertou ou passou longe? O que te surpreendeu? Conte nos comentários!

Foto em destaque: Pedro Martins | UOL

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente