Skip to main content
Jogadores do Flamengo levantam o troféu de campeão brasileiro de 2019 no Maracanã. Os jogadores estão com o uniforme rubro-negro, shorts bracos e há também chuva de papéis picados.

Brasileirão 2019: resultado das previsões

Fim de ano, fim de mais um Campeonato Brasileiro. E, com ele, chegou a hora de conferirmos o meu resultado na brincadeira de fazer previsões sobre as campanhas dos times na Série A de 2019:

Para relembrar os resultados dos anos anteriores, basta clicar no que quiser: 2015, 2016, 2017 ou 2018.

Critério adotado de classificação para as minhas previsões: 
\o/ Acertei! 
~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.
:/ Errei.
:‘( Errei feio, passei longe!

Classificação final do Campeonato Brasileiro 2019, com o Flamengo campeão.
Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2019.

Athletico-PR (**** – Briga por Libertadores): Mesmo campeão da Copa do Brasil, não “tirou o pé” do Brasileirão. Manteve o bom futebol e os resultados positivos. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Atlético-MG (*** – De férias em Novembro): Demorou um pouquinho além da conta para garantir as citadas “férias”, mas o rebaixamento em nenhum momento chegou a ser de fato uma ameaça. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Avaí (* – Briga para fugir do rebaixamento): Acabou fazendo um campeonato muito, mas muito ruim. Praticamente nem brigar para fugir do rebaixamento brigou, já ficou virtualmente rebaixado desde cedo. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Bahia (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Com uma queda de rendimento na reta final do campeonato, a posição final do tricolor (11º) poderia me levar a colocar “not bad”. Mas em nenhum momento o time brigou para não cair. Então essa eu :/ Errei.

Botafogo (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Apesar de um bom começo de campeonato, ficou dentro da previsão. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Ceará (* – Briga para fugir do rebaixamento): Escapou mais por incompetência do Cruzeiro do que por méritos próprios, pois deixou escapar pontos preciosos nas últimas rodadas em casa contra Athletico-PR e Corinthians. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Chapecoense (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Acabei por superestimar a Chape. Infelizmente, depois dos sinais negativos de 2018, não conseguiu ser competitiva em 2019 e foi rebaixada com rodadas de antecedência. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Corinthians (**** – Briga por Libertadores): Continuou sem jogar tudo o que se esperava e Carile acabou caindo. Brigou por Libertadores, mas ficaria de fora em um “ano normal” (com G6 e não G8 como em 2019). De qualquer forma, a previsão variava até o 9º lugar, então mesmo tentado a colocar “not bad”, vou de \o/ Acertei! Concordam?

Cruzeiro (***** – Briga por título): Eu e boa parte da imprensa esportiva nacional quebramos a cara bonito nessa (olhem aqui, aqui e aqui). Não percebemos (ou não quisemos perceber) os indícios de que o Cruzeiro poderia desandar a qualquer momento. Um amigo leitor do blog definiu essa previsão como “o meu maior erro da história do blog”. Eu não poderia escrever melhor. rs Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

CSA (* – Briga para fugir do rebaixamento): Tentou resistir bravamente entre clubes com orçamentos muito maiores. A torcida segue abraçando o time e deve voltar rapidamente para a Série A. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Flamengo (***** – Briga por título): Se o Cruzeiro foi um dos meus maiores erros, posso dizer que o rubro-negro foi um dos meus maiores acertos. Tanto as laterais eram um problema claro que o Flamengo se reforçou com Rafinha e Filipe Luís. Ainda chegou Gerson, Pablo Marí e… Jorge Jesus. “O” cara responsável por finalmente fazer o Flamengo “transmitir em campo a superioridade que aparenta ter no papel”. Não poupou jogadores, não perdeu pontos por competições paralelas. Aliás, praticamente não perdeu nada. Transformou o time no “gigante Flamengo atropelando mais um” que a torcida canta. Foi o campeão batendo quase todos os recordes possíveis. Um ano mágico, “sem medo de ser feliz”. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Fluminense (*** – De férias em Novembro): Ficou uma posição abaixo do limite do que eu previ. De fato não alimentou grandes ambições, mas passou susto – maior mesmo mais ou menos ali até a demissão do Fernando Diniz e do Oswaldo de Oliveira. Acabou se livrando do rebaixamento antes do fim da Série A, então não considero tanto um erro o que eu previ. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Fortaleza (* – Briga para fugir do rebaixamento): E não é que o Ceni, após ir e voltar, mostrou o seu valor? O tricolor cearense ainda quase beliscou uma vaga na Libertadores (G8). Campanha histórica e que merece ser muito festejada pelos torcedores! Já a minha previsão… Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Goiás (* – Briga para fugir do rebaixamento): Apesar das muitas trocas de técnicos, Ney Franco conseguiu dar um jeito bem razoável no esmeraldino, que terminou tranquilo e em uma decente 10ª posição (na frente dos mais badalados Bahia e Atlético-MG, por exemplo). Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Grêmio (***** – Briga por título): Renato Gaúcho realmente não conseguiu equilibrar a Série A com as copas; acabou poupando jogadores e desperdiçando jogos. Mesmo assim, terminou com ótimos 65 pontos e a impressão de que, se não fosse o absurdo aproveitamento histórico do Flamengo, poderia ter brigado pelo título. Ainda mais se o Brasileiro tivesse sido prioridade desde o início. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Internacional (**** – Briga por Libertadores): Apesar de meio irregular, principalmente com Zé Ricardo, o Colorado realmente brigou na parte de cima da tabela em todo o campeonato. Faltou o “algo a mais”, curiosamente explícito nas copas, em que perdeu para os dois campeões (na Libertadores, nas quartas de final para o Flamengo; na final da Copa do Brasil pra o Athletico-PR). Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Palmeiras (***** – Briga por título): Não era difícil prever que o alviverde iria disputar o título. Acabou com uma ótima pontuação (os 74 pontos seriam suficientes para ser campeão em quatro anos de pontos corridos – 2009, 2010, 2011 e 2017), mas ofuscado pelo desempenho histórico do campeão Flamengo e principalmente pela diferença de futebol apresentado entre o rubro-negro, o Santos de Sampaoli (segundo colocado) e o próprio Palmeiras. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Santos (*** – De férias em Novembro): Apesar de escrever que era uma “incógnita”, subestimei o poder de Jorge Sampaoli. Com um elenco muito pior do que os rivais Flamengo e Palmeiras, jogou bola para ser segundo colocado merecidamente. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

São Paulo (*** – Briga por Libertadores – “mas acho que mais pra posições inferiores dessa faixa, 6º a 9º, do que no G4”): Cuca não durou, Daniel Alves chegou, Pato e Hernanes não jogaram muito… o São Paulo foi isso, altos e baixos, sem engrenar. Quando parecia que ia, não foi, quando parecia desandar, se recuperou. Não teve voos mais altos nem voos mais baixos. Eu ainda previ que estava “mais pras posições inferiores da faixa de briga pela Libertadores”, então essa eu \o/ Acertei!

Vasco (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Quase acertei a previsão, pois chegou mesmo a brigar para não cair. Mas, no fim das contas, o Vasco de Luxemburgo acabou tendo um desempenho ligeiramente superior ao que previ (na época ele nem mesmo era o técnico rs). Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Placar Final:
\o/ Acertei! – 11/20
~~ Not bad – 3/20
:/ Errei – 1/20
:‘( Errei feio – 5/20

Avaliação: pela primeira vez acertei mais da metade das previsões (11 em 20)! Mas, em comparação com o ano passado, a soma de acertos com “not bads” caiu um ponto (14 contra 15). E o número de “erros feios” voltou a subir (de 2 para 5). Curiosamente, só tive um “errinho”. Ou seja: em 2019 ou eu acertei, ou, quando errei, errei com vontade! rs Será que em 2020 a bola de cristal estará mais equilibrada?

E aí, o que achou da brincadeira? Como você se saiu com as suas previsões? Acertou ou passou longe? Qual time te surpreendeu? Conte nos comentários!

Foto em destaque: Marcos de Paula/ALLSPORTS

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente