Skip to main content
Jogadores do Palmeiras comemoram o título de campeão brasileiro de 2018 com as medalhas e o troféu.

Brasileirão 2018: resultado das previsões

Mais um Campeonato Brasileiro chegou ao fim. É o momento de conferirmos como foi o meu resultado na brincadeira de prever as campanhas dos times na Série A de 2018 antes do torneio começar! Será que eu fui melhor do que nos outros anos? Para relembrá-los, basta clicar no que quiser: 2015, 2016 e 2017. Agora, vamos ao veredito de 2018:

Critério adotado de classificação para as minhas previsões: 
\o/ Acertei! 
~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.
:/ Errei.
:‘( Errei feio, passei longe!

Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2018
Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2018.

América-MG (* – Briga para fugir do rebaixamento): Começou relativamente bem, mas terminou muito mal e acabou rebaixado. E olha que ainda teve chance boa de se salvar contra o Fluminense na última rodada. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Atlético-MG (**** – Briga por Libertadores): Outro time que começou melhor do que terminou – tanto em resultados como no futebol apresentado. Apesar disso, garantiu a vaga no G6 na última rodada e estará na “Pré-Libertadores” de 2019! Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Atlético-PR (*** – De férias em Novembro): O Furacão terminou em 7º e por muito pouco não beliscou uma vaga na Pré-Libertadores. Não só não entrou de férias antecipadas no Brasileiro como ainda está na final da Copa Sul-Americana. Essa não tem jeito… Resultado da previsão: :/ Errei.

Bahia (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): O Tricolor passou pelo Brasileirão mais tranquilo do que previ. Uma campanha muito digna. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Botafogo (*** – De férias em Novembro): Ao contrário dos mineiros América e Atlético, o Botafogo começou mal e terminou muito melhor. Curiosamente, o técnico campeão carioca deu lugar ao vice, Zé Ricardo, que foi quem acabou conseguindo arrumar o time alvinegro e fazê-lo ter um fim de ano mais tranquilo do que chegou a parecer. Meu otimismo na previsão acabou me fazendo acertá-la! Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Ceará (* – Briga para fugir do rebaixamento): A torcida foi um diferencial e quem também brilhou foi o técnico Lisca “Doido”. O Ceará chegou na última rodada já livre do rebaixamento, mas essa foi a briga do time durante o campeonato – e por muito tempo pareceu que iria perdê-la. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Chapecoense: Apesar de ter terminado a Série A em 14º lugar, o que está dentro da minha previsão, a Chape ficou seriamente ameaçada de rebaixamento. Escapou só na última rodada, ao vencer o São Paulo. No momento decisivo e mais difícil, correspondeu. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Corinthians (***** – Briga por título): Essa previsão foi o meu maior erro no ano! Não só o alvinegro paulista não brigou pelo título como ainda fez campanha de time rebaixado – terminou o Brasileirão com os mesmos 44 pontos de 2007, ano em que caiu para a Série B. Só não brigou de fato contra o rebaixamento porque em 2018 o corte foi mais baixo do que em 2007 e conseguiu manter uma margem mínima de segurança para o Z4 durante todo o campeonato. Ano vergonhoso para um time que era o atual campeão brasileiro; só não mais vergonhoso do que o tamanho do meu erro de previsão. rs Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe! 

Cruzeiro (**** – Briga por Libertadores) : Mais um ano em que o time de Mano Menezes conquista a Copa do Brasil, um título nacional expressivo, e vai longe na Libertadores. Aí o Brasileirão fica mais distante e a equipe parece jogar a segunda metade da Série A meio em temperatura morna, meio de férias (ou realmente poupando jogadores para as Copas). Mesmo assim, terminou dentro da previsão, no pelotão de frente. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Flamengo (**** – Briga por Libertadores): Fui pessimista na previsão do rubro-negro. Além dos bons nomes no papel decidirem em campo, o interino-depois-efetivado técnico Barbieri fez um ótimo trabalho também e organizou a equipe, que chegou a liderar a Série A por diversas rodadas. Até mesmo a troca por Dorival Jr. no comando surtiu efeito e o time disputou o título até o fim. O Flamengo vice-campeão fez em 2018 a melhor campanha do clube na história do Brasileirão de pontos corridos, fato que não pode ser desprezado (apesar de ser compreensível a irritação da torcida por terminar mais um ano sem um título de expressão). Resultado da previsão: :/ Errei.

Fluminense (*** – De férias em Novembro): O tricolor carioca caminhava para um fim de ano tranquilo no Brasileirão (o que me faria acertar a previsão, apesar da saída do Abel e da lesão do Pedro) e com boas chances de chegar a uma final continental (na Copa Sul-Americana). Mas aí as derrotas começaram a se acumular, a equipe bateu o recorde histórico do clube de jogos sem marcar um único gol – mais de 13 horas de jogo, 9 partidas, mais de um mês sem comemorar um gol – e a ameaça do rebaixamento se tornou real. As férias viraram um sonho distante e a equipe foi para a 38ª rodada sob enorme pressão. No jogo decisivo contra o América-MG, curiosamente foi o goleiro Julio Cesar, quem citei na previsão, o responsável por salvar o Fluminense de jogar a Série B em 2019. Resultado da previsão: :/ Errei.

Grêmio (***** – Briga por título): Não digo que “abriu mão” da Série A, mas o foco do tricolor gaúcho nunca esteve no Brasileirão. Esse ano, a estratégia não deu certo e o clube acabou 2018 sem nenhum título de expressão – apesar de boas campanhas gerais em todas as competições. Nunca chegou de fato a brigar pelo título do Campeonato Brasileiro. Por isso… resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Internacional (**** – Briga por Libertadores): O Colorado foi uma das surpresas positivas do ano! Não só brigou pela Libertadores como chegou a até mesmo estar na liderança do campeonato e no “bolo” da briga pelo título até as rodadas finais. O feito é ainda maior se considerarmos que estava vindo da Série B sem ter sido campeão da divisão de acesso. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável. 

Palmeiras (***** – Briga por título): Começou meio “mais ou menos” o Brasileiro, mas engrenou com Felipão, fez o melhor turno de uma equipe na Série A na história dos pontos corridos (no formato com 20 times) e foi campeão com sobras – incríveis 80 pontos, incríveis 8 a mais do que o segundo colocado, o igualmente rico Flamengo (o que valoriza ainda mais o absurdo positivo do tamanho da vantagem conquistada pelo alviverde). Os números reforçam: o Palmeiras não deu margem para ninguém, “não soube brincar”! Campeão absoluto! Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Paraná (* – Briga para fugir do rebaixamento): Destoou dos demais times da Série A, inclusive dos outros três que também foram rebaixados. Terminou o campeonato com apenas quatro vitórias. O alerta estava ligado desde o início do ano e essa previsão, infelizmente para o torcedor tricolor, eu acertei (na verdade eu poderia até dizer que “errei” porque o time praticamente não brigou para fugir do rebaixamento, foi virtualmente rebaixado muito cedo. Desculpa, torcedores tricolores! rs).Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Santos: (**** – Briga por Libertadores): Errei na previsão sobre o técnico Jair Ventura, mas Gabigol foi o artilheiro do Brasileirão. Na dúvida se acertei ou passei perto na previsão, afinal: o Santos chegou a brigar ou não pela Libertadores? Acho que foi mais “sonho”, expectativa de brigar, do que fato… o alvinegro acabou em 10º, já sem chances de classificação na última rodada. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

São Paulo (**** – Briga por Libertadores): Assim como na previsão do Botafogo, meu otimismo acabou fazendo com que eu acertasse a do São Paulo. O tricolor chegou a engrenar em determinado momento do campeonato (logo após a parada para a Copa do Mundo), mas depois desandou de novo e terminou o ano mal novamente. Resultado da previsão: \o/ Acertei! 

Sport (* – Briga para fugir do rebaixamento): Eu dizia que “em 2017, o Sport já passou sufoco e se livrou do rebaixamento por muito pouco. Alerta ligado!” – em 2018, não deu para escapar da Série B. O rubro-negro pernambucano quase conseguiu um milagre no fim, mas não é sempre que isso vai acontecer. O Sport precisa aproveitar o momento para entender no que vem errando e se reestruturar. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Vasco (*** – De férias em Novembro): Não conseguiu segurar nem o Paulinho nem o Zé Ricardo. Aqui o meu otimismo fez eu errar, pois acabou tendo um fim de ano bem mais tenso do que eu previ – o Vasco terminou como o primeiro time time fora da zona de rebaixamento, apenas um ponto acima do Sport, com a torcida no desespero no jogo contra o Ceará (uma derrota por 1 a 0 e estaria mais uma vez na Série B, o que seria algo ainda mais vergonhoso para um clube do tamanho do Vasco). Resultado da previsão: :‘( Errei feio, passei longe!

Vitória (** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): O rubro-negro da Bahia fez uma campanha bem ruim. Não conseguiu nem brigar até o final para não cair – foi matematicamente rebaixado para a Série B na penúltima rodada. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.

Placar final:
\o/ Acertei! – 9/20
~~ Not bad – 6/20
:/ Errei – 3/20
:‘( Errei feio – 2/20

Avaliação: com certeza foi meu melhor ano como “vidente”! rs Consegui diminuir os “erros feios” de 8 em 2017 para apenas 2 esse ano! Somando os acertos com os “not bads”, temos 15 boas previsões em 20, um recorde! Mas sigo sem acertar de fato mais da metade das previsões (9 em 20), né? Então nada de salto alto e vamos lustrar bem a bola de cristal para 2019! 

E aí, o que achou dos meus resultados? Como você se saiu com as suas previsões? Acertou ou passou longe? Qual time te surpreendeu? Conte nos comentários!

Foto em destaque: Lucas Figueiredo/CBF

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

One thought to “Brasileirão 2018: resultado das previsões”

Comente