Skip to main content

Brasileirão 2016: resultado das previsões

Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2016 e o merecido título do Palmeiras, é hora de completarmos a nossa brincadeira de maio. Assim como em 2015, é hora de ver como eu me saí nas previsões para as campanhas de cada time. E aí? Será que mandei bem ou não? Vamos conferir:

Critério adotado de classificação para as minhas previsões:

\o/ Acertei!
~~ Not bad: passei perto, ainda em uma margem aceitável.
:/ Errei.
:‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Classificação final do Campeonato Brasileiro 2016

América-MG (Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento): Como dito em maio, sabemos que estadual não é parâmetro para a Série A. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Atlético-MG (Previsão: ***** – Briga por título): O time brigou mesmo pela Libertadores (quando era só G4 – com as mudanças no regulamento que transformaram em G6, aí a vaga esteve assegurada com facilidade), mas dá pra dizer que chegou a sonhar com o título (precisava ter ganhado alguns confrontos diretos e torcido por tropeços que acabaram não acontecendo).  Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Atlético-PR (Previsão: *** – De férias em Novembro): Subestimei o poder do Furacão, que já vinha bem desde o início do ano. Vaga na Libertadores (com a ressalva de ter virado G6 e não mais G4) merecida pela consistência ao longo do campeonato. Resultado da previsão: :/ Errei

Botafogo (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): meu segundo maior erro nas previsões (continue lendo o post para ver qual foi o maior)! Jair Ventura fez um excelente trabalho, acertou o time, e foi uma ótima surpresa de renovação da classe de técnicos do país! Essa eu quebrei a cara feio! Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe! 

Chapecoense: Todo meu carinho e orações aos amigos e familiares. Em respeito, não haverá análise. #ForçaChape!

Corinthians (Previsão: ***** – Briga por título): Minha previsão já dizia que “o time é fraco”, mas apostava no poder de Tite. Como o alvinegro também ficou sem o técnico, acabou fazendo um Brasileiro apenas mediano. Talvez empolgado pelo título de 2015, exagerei na previsão. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe! 

Coritiba (Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento): Já preocupava o torcedor no início do ano, então a previsão não foi das mais difíceis. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Cruzeiro (Previsão: *** – De férias em Novembro): O técnico português Paulo Bento não durou… mas apesar disso e de eu ter escrito que era uma “incógnita” prever o Cruzeiro, até que fui bem. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Figueirense (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Não ficou na Série A, brigando na parte de baixo da tabela em todo o campeonato. Resultado da previsão: ~~ Not bad

Flamengo (Previsão: **** – Briga por Libertadores): Apesar da saída do Muricy, o diagnóstico sobre as carências do time foi preciso, mais até do que a previsão para o Brasileirão. Eu falei da necessidade de “um goleiro e pelo menos mais um zagueiro” e foi o que aconteceu. Alex Muralha, Réver e Rafael Vaz assumiram a titularidade no rubro-negro e deram segurança à defesa. Zé Ricardo foi um dos melhores técnicos do campeonato. E ainda teve a chegada de Diego… tudo isso foi fundamental para eu não ter acertado em cheio a previsão. O Flamengo não brigou só pela Libertadores, mas pelo título, e mesmo sem conquistá-lo está maior do que nas últimas décadasResultado da previsão: ~~ Not bad

Fluminense (Previsão: **** – Briga por Libertadores): O tricolor carioca até ensaiou brigar por Libertadores, mas a verdade é que eu exagerei bastante na previsão. As últimas rodadas do campeonato, com técnico interino, foram extremamente melancólicas para o Fluminense. Resultado da previsão: :/ Errei

Grêmio (Previsão: **** – Briga por Libertadores): O tricolor gaúcho terminou apenas uma posição abaixo da margem da previsão (9º x 8º). Chegou a brigar pelo G4, depois ficou na briga pelo G6. A verdade é que no fim “virou a chave” para a Copa do Brasil – e deu certo, com o título! Sem esse foco na Copa, acredito que eu teria acertado em cheio a classificação final da equipe. Resultado da previsão: ~~ Not bad

Internacional (Previsão: **** – Briga por Libertadores): Lembra que eu escrevi que o Botafogo foi o meu segundo maior erro nas previsões? É que o Inter foi o maior! A queda do Colorado para a Série B, a primeira de sua história, foi pra mim totalmente chocante e inesperada, apesar de eu ter alertado que “nome por nome o time não empolga muito”. Assim como o Vasco em 2015, ninguém contrata Celso Roth impunemente. Como algum dirigente ainda aposta em técnicos como ele? O Internacional desandou, da diretoria ao time, e talvez por não estar acostumado com a situação (leia-se a pressão absurda) de fugir de rebaixamento, acabou realmente não conseguindo evitar a queda. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe! 

Palmeiras (Previsão: ***** – Briga por título): Cuca mostrou que realmente “é ao lado de Tite o melhor técnico do país”. Não era difícil prever que com tempo e (muito) dinheiro investido pelo presidente, o técnico faria um ótimo trabalho. Com Moisés, Gabriel Jesus e cia., o Palmeiras venceu todos ao longo do ano e foi campeão brasileiro com muito merecimento! Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Ponte Preta (Previsão:* – Briga para fugir do rebaixamento): A Ponte terminou em oitavo e sempre figurou na metade da tabela, sem qualquer ameaça de rebaixamento. Surpresa positiva contra a minha previsão! Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Santa Cruz (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Apesar de eu ter escrito que tinha ressalvas, acho que me empolguei com o início de ano do Santa Cruz, com os títulos da Copa do Nordeste e do estadual. O Santa terminou rebaixado e seis pontos atrás do 18º colocado. Resultado da previsão: quase coloquei ~~ Not bad, mas acho que :/ Errei mesmo. Concorda?

Santos (Previsão: *** – De férias em Novembro): Vice-campeão brasileiro. Isso basta para mostrar o quão bom foi o trabalho de Dorival Jr. e do time do Santos, com Lucas Lima, Zeca, Copete e Ricardo Oliveira, e o quanto eu errei a previsão. Esqueçam também por favor que eu falei do Paulinho (rs). Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

São Paulo (Previsão: ***** – Briga por título): Mesmo com o fim do Brasileirão, confesso que não consegui decifrar o tricolor paulista. Um time estranho, que fez boas e péssimas partidas. O 10º lugar mostra bem essa regularidade de irregularidade. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Sport (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): A evidente e citada preocupação do torcedor do Sport durou até o fim do campeonato, mas com final feliz. Por tudo o que já se desenhava desde o início do ano, essa não era uma previsão muito difícil, vai. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Vitória (Previsão: ** Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Mesmo campeão estadual, o Vitória preocupava. O torcedor sofreu até o fim, mas o rubro-negro baiano, comandado por Marinho, conseguiu ficar na Série A (foi o primeiro fora da zona de rebaixamento). Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Placar final:

\o/ Acertei! – 7/19
~~ Not bad – 3/19
:/ Errei – 3/19
:‘( Errei feio – 6/19

E aí, como me saí? E como você se saiu com suas previsões? Acertou ou passou longe? Conte nos comentários!

Foto em Destaque: Autor não identificado

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente