Skip to main content

Balanço do fim do Brasileirão

Acabou o Campeonato Brasileiro de 2015. É hora de colocar minha cara a tapa e vermos como me saí na brincadeira de fazer previsões antes do torneio começar, em maio, nesse post aqui! E aí? Será que mandei bem ou não? Vamos conferir:

Critério adotado de classificação para as minhas previsões:

\o/ Acertei!
~~ Not bad: passei perto, mas ainda em uma margem aceitável.
:/ Errei.
:‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2015
Classificação final do Campeonato Brasileiro de 2015

Atlético-MG (Previsão: **** – Briga por Libertadores): Fui econômico na previsão do Galo. A equipe disputou o título até as últimas rodadas. Merecia ter recebido cinco estrelas. Resultado da previsão: ~~ Not bad

Atlético-PR (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Fui pessimista demais na previsão do Furacão. A equipe terminou em décimo, sem sustos, tendo frequentado a parte de cima da tabela e sonhado com vaga na Libertadores. Resultado da previsão: :/ Errei

Avaí (Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento): Para tristeza dos torcedores do Avaí, essa eu \o/ acertei! Não que tenha sido um previsão difícil de ser feita, já que o Avaí dava sinais problemáticos desde o Campeonato Catarinense, em que quase foi rebaixado.

Chapecoense (Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento): Daria para dizer que acertei, mas como a equipe de Chapecó terminou em 14º e a previsão de uma estrela dizia claramente “fica entre 15º a 20º”, sou obrigado a colocar o resultado da previsão como ~~ Not bad.

Corinthians (Previsão: ***** – Briga por título): Eu já elogiava o trabalho de Tite, mas levantava dúvidas sobre o ataque do Timão, com uma possível saída de Paolo Guerrero. Pois até nisso Tite teve mérito e fez o sistema ofensivo do Corinthians funcionar. Até Vagner Love, em desgraça no início do ano, desandou a fazer gols. Eu elogiava Elias e Renato Augusto, que de fato fizeram excelente campeonato (principalmente o segundo), mas nem citava Jadson. Corinthians campeão com muito mérito e muitas sobras. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

Coritiba (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): O Coxa brigou para não cair para a Série B até a última rodada, mas acabou conseguindo permanecer na primeira divisão ao empatar com o Vasco. Resultado da previsão: bem no limite entre \o/ Acertei e ~~ Not bad. Fica a seu julgamento, leitor!

Cruzeiro (Previsão: ***** – Briga por título): Nossa, passei longe! A decisão da diretoria de demitir Marcelo Oliveira soou absurda, principalmente pela escolha de Vanderlei Luxemburgo como seu substituto. Não fosse o decente trabalho de Mano Menezes no segundo turno, que deixou a Raposa em oitavo e ainda fez a torcida sonhar (mesmo que quase um delírio) com uma vaga na Libertadores do ano que vem, eu teria errado ainda mais feio! Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Figueirense (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): Salvou-se do rebaixamento apenas na última rodada ao vencer um Fluminense digamos “não muito interessado” em vencer e ajudar o rival Vasco. Resultado da previsão: ~~ Not bad: passei perto, mas ainda em uma margem aceitável.

Flamengo (Previsão: **** – Briga por Libertadores): Fui otimista demais com o rubro-negro. Apesar de já chamar atenção para o alto número de lesões no início do ano, minha previsão obviamente não levou em conta os reforços de Guerrero, Sheik e Kayke (fez gols importantes) no ataque e também o ambiente extremamente conturbado com jogadores acusados de desinteresse em campo. Curiosamente, dos quatro destaques que citei, três estavam envolvidos no episódio do Bonde da Stella (Cirino, Éverton e Paulinho). Ah, sim! A insistência em um trabalho que não estava dando nenhum sinal de que melhoraria e passaria a dar certo (Cristóvão Borges) ajudou a sepultar a minha carreira de futurólogo do Flamengo. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Fluminense (Previsão: *** – De férias em Novembro): Teve um oscilação positiva no início do campeonato em relação a minha previsão e uma oscilação negativa no segundo turno. No meio disso tudo, uma aventura com Ronaldinho Gaúcho. Mas, na média final do campeonato, essa eu \o/ Acertei!

Goiás (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): O Esmeraldino acabou rebaixado, em 19º lugar, mas teve chances de escapar até a última rodada (mesmo que pequenas). Colocaria que o resultado da minha previsão foi :/ Errei, mas aí li a seguinte frase: “O técnico Hélio dos Anjos conhece como ninguém a equipe e pode ser um dos pilares da campanha no Campeonato Brasileiro”. Hélio dos Anjos caiu na oitava rodada. Resultado da previsão: :‘( Errei feio, errei rude, passei longe!

Grêmio (Previsão: *** – De férias em Novembro): Questionei o que Felipão conseguiria fazer com o time do Grêmio. De fato, ele não fez muito, mas o técnico Roger, grata surpresa do campeonato, levou o tricolor gaúcho para a Libertadores com uma campanha consistente e sem sustos. Resultado da previsão: :/ Errei.

Internacional (Previsão: ***** – Briga por título): Empolgado com o elenco do Inter no papel, acabei sendo muito otimista com a previsão do Colorado. Ainda assim, a equipe brigou por vaga no G4 da competição até a última rodada (acabou não conseguindo). Resultado da previsão: no limite entre ~~ Not bad e :/ Errei. Fica a seu julgamento, leitor!

Joinville (Previsão: *– Briga para fugir do rebaixamento): Essa eu \o/ acertei! Pela diferença de investimentos e de elencos, não era uma previsão muito difícil de ser feita.

Palmeiras (Previsão: **** – Briga por Libertadores): Terminou em 9º, bem na borda do que defini como a faixa “briga por Libertadores” (3º ao 8º). No entanto, a equipe acabou perdendo na reta final do Brasileirão alguns pontos que a colocaria nessa faixa por se concentrar na decisão da Copa do Brasil, que acabou conquistando e levando também a vaga no torneio continental em 2016, Dá para dizer que \o/ acertei, não dá?

Ponte Preta (Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair): A Macaca passou o Brasileirão sem sustos, com mais facilidade do que previ. Resultado da previsão: ~~ Not bad.

Santos (Previsão:**** – Briga por Libertadores): Começou mal, mas o técnico Dorival Júnior fez ótimo trabalho e o Peixe de fato brigou pela vaga na Libertadores. Era apontado até como um dos favoritos, mas decidiu se concentrar na final da Copa do Brasil, perdeu pontos importantes, e acabou sem a vaga tanto pela Copa quanto pelo Brasileirão. Resultado da previsão: \o/ Acertei!

São Paulo (Previsão: ***** – Briga por título): Exagerei na previsão do tricolor paulista. Mas como imaginar o ano conturbadíssimo que o São Paulo viveria fora de campo, com saída de presidente acusado de corrupção e diversas trocas de farpas de dirigentes via imprensa? A equipe passou longe de brigar pelo título, mas conseguiu a vaga na Libertadores de 2016. Resultado da previsão: ~~ Not bad.

Sport (Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento): Essa eu :‘( Errei feio, errei rude, passei longe! O Sport mandou muito bem, foi um ótimo mandante no campeonato e brigou na metade de cima da classificação o ano inteiro! Terminou em sexto, a só três pontos da vaga na Libertadores.

Vasco (Previsão: *** – De férias em Novembro): Acho que me empolguei junto com a torcida vascaína com o título carioca. O Vasco de fato quase entrou de férias em Novembro, mas porque já estaria rebaixado com várias rodadas de antecedência para a Série B. Depois de um primeiro turno vergonhoso, com apenas 13 pontos conquistados, o cruzmaltino conseguiu recuperar minimamente a dignidade com o bom trabalho de Jorginho e Zinho. Mesmo assim, os pontos conquistados pela dupla não foram suficientes para salvar o Vasco do terceiro rebaixamento de sua História em apenas oito anos. Em minha defesa da previsão furada, eu alertei, em maio, de que era “hora do cruzmaltino mostrar se o respeito voltou mesmo ou se foi balão de ensaio”. Foi mesmo balão de ensaio. Resultado da previsão: :'( Errei feio, errei rude, passei longe!

E você, leitor? Concorda com as avaliações das minhas previsões? Não? Foi surpreendido nesse Campeonato Brasileiro de 2015? Algum time quebrou suas apostas? Diz aí!

Foto em Destaque: Autor não identificado | Uol Esporte

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente