Skip to main content

Análise de times 3/4 – O Brasileirão vem aí!

Vai começar o Campeonato Brasileiro de 2015! Esse é o terceiro de quatro posts que vão analisar os times da Série A. Hoje, temos Goiás, Grêmio, Internacional, Joinville e Palmeiras:

Goiás

Fez um Estadual bom, com a melhor campanha geral na primeira fase e conquistando o título. No entanto, o campeão goiano ainda não passa segurança, tropeçando em jogos teoricamente mais fáceis. Foi assim no jogo de ida da semifinal do Goiano contra o Goianésia, em que empatou por 2 a 2, e no segundo jogo da final, em que saiu atrás no empate por 1 a 1 com a Aparecidense. O Esmeraldino também perdeu ontem para o Independente-PA na Copa do Brasil. O técnico Hélio dos Anjos conhece como ninguém a equipe e pode ser um dos pilares da campanha no Campeonato Brasileiro. Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair.

Grêmio

O time do Grêmio é para mim uma das maiores incógnitas desse Brasileirão. O que será que Felipão vai conseguir fazer com esse time? Outro questionamento, mais maldoso e que não concordo, é de que será que o Felipão ainda consegue fazer muita coisa? O tricolor gaúcho não chega a empolgar, mas também não é fraco. Marcelo Grohe é muito bom goleiro e o meio-campo com Giuliano e Douglas pode ser um diferencial. Mas tá com cara de um Campeonato Brasileiro sem muitas emoções para os gremistas. Previsão: *** – De férias em Novembro.

Internacional

O Colorado se acostumou a disputar as primeiras posições da Série A, mas, curiosamente, não consegue ser campeão. Está sempre “no bolo”, mas não vence. Mais curioso ainda que, nesse período, conquistou Libertadores e Mundial, mas parece que tem uma “praga” no Campeonato Brasileiro que o impede de vencê-lo. Em 2015, embalado pelo pentacampeonato estadual, o Inter chega mais uma vez como um dos favoritos ao título. Tem um ótimo time, com Alex (será que fica?), D’Alessandro, Nilmar e Lisandro López, que teriam vaga fácil em qualquer um dos outros 19 times da Série A. Além desse quarteto de qualidade, o que vem jogando o menino Valdívia nesse início de ano impressiona (para mim é o melhor jogador do Internacional na temporada), o que só reforça ainda mais o favoritismo da equipe. Previsão: ***** – Briga por título.

Joinville

Assim como o rival Figueirense, ainda não sabe se é ou não o campeão catarinense de 2015, mas vale o destaque pela boa campanha no Estadual, em que quase não se classificou na primeira fase, mas liderou o hexagonal final. No Brasileirão, o acesso para a Série A já havia batido na trave em 2013 e veio em 2014 com uma bela campanha e o título da Série B. Menção honrosa para a contratação do veterano Marcelinho Paraíba (sim, ele não só ainda joga futebol como foi eleito o craque do Campeonato Catarinense, em que fez oito gols defendendo o Inter de Lages). Previsão: * – Briga para fugir do rebaixamento.

Palmeiras

O alviverde foi o time mais falado no início do ano. A expectativa era imensa e justificável. Desde que o diretor Alexandre Mattos chegou ao Palmeiras, foram contratados 21 (isso mesmo, vinte e um!) reforços. O técnico Oswaldo de Oliveira fez um bom trabalho no Campeonato Paulista, apesar de ainda faltarem mais testes relevantes (mesmo no Paulistão, tirando os clássicos, são poucos os jogos realmente mais complicados para os times grandes). Porém, para a expectativa criada, ainda está faltando “algo” no time. Parece que os reforços foram bons em números, mas nem tanto em qualidade. A torcida, que tem dado show no sócio-torcedor e lotado a Arena, pode ser um diferencial nos jogos em casa. Previsão: **** – Briga por Libertadores.

Caso queira ver os detalhes dos critérios para previsão de cada equipe, assim como as demais análises, clique aqui.

Foto em Destaque: Facebook Oficial CBF

E aí, concorda com as previsões? Comente com as suas para compararmos em dezembro!

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente