Skip to main content

Análise de times 2/4 – O Brasileirão vem aí!

Vai começar o Campeonato Brasileiro de 2015! Esse é o segundo de quatro posts que vão analisar os times da Série A. Hoje, temos Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo e Fluminense:

Coritiba

Apesar de ter sido atropelado pelo Operário na final do Campeonato Paranaense, a equipe tinha feito até então um Estadual bem decente. Fez a melhor campanha da primeira fase, com apenas uma derrota. Saiu atrás no confronto da segunda fase da Copa do Brasil contra o Fortaleza, mas tem tudo para avançar com uma vitória simples no Couto Pereira. Alias, o Couto Pereira tem que ser um ótimo aliado do time no Brasileirão. Em 2014, vimos diversos jogos do Coxa em casa com pouco público. A equipe tem sérios problemas no gol: após a saída de Vanderlei, o novo titular Vaná falhou diversas vezes e Bruno, que foi testado contra o Fortaleza, também não passou segurança. O técnico Marquinhos Santos ainda espera por reforços, o que pode melhorar o time, mas ajustá-lo com o campeonato em andamento é sempre complicado. Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair.

Cruzeiro

O atual bicampeão brasileiro passou por muitas mudanças de 2014 para 2015. Vendeu Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, principais destaques da equipe nos títulos conquistados. Dentre os que chegaram, destaco Mena, Leandro Damião e o ótimo Arrascaeta. Longe de ser eficiente ainda como nos últimos dois anos, o time ainda não passa tanta confiança. No entanto, há a impressão de que pode “deslanchar” e “engrenar” a qualquer momento, pois já empolgou e deu show em alguns jogos no ano. Resta saber se vai continuar na Libertadores, pois perdeu ontem para o São Paulo na partida de ida das oitavas de final. Caso avance na competição continental, as atenções divididas podem fazer a Raposa perder alguns pontos preciosos nessa fase inicial do Brasileirão. Ainda assim, com uma defesa sólida, o Cruzeiro é muito superior à maioria dos adversários que disputarão a Série A. Previsão: ***** – Briga por título.

Figueirense

Chegou até a decisão do Campeonato Catarinense e, após dois empates, ainda não sabe se é ou não o campeão de 2015. Mesmo assim, fica o destaque pela boa campanha em um estadual repleto de clássicos (sendo quatro equipes na Série A e o Criciúma na B). O técnico Argel Fucks arrumou a equipe em 2014 e fez uma ótima campanha de recuperação no Brasileiro. Para 2015, a aposta é em dois veteranos: o goleiro Felipe, ex-Flamengo, e o meia Carlos Alberto, aquele mesmo! Se os dois repetirem as boas atuações de outros tempos, o Figueira deve passar pelo Brasileirão sem sustos. Previsão: ** – Deve ficar, mas pode brigar para não cair.

Flamengo

O Flamengo tem um bom time. No entanto, ainda falta aquele “algo a mais” para ser mais consistente. A equipe é muito instável, alternando momentos bons e ruins dentro de uma partida, ou de um jogo para outro. Vanderlei Luxemburgo sabe dessa limitação e pediu reforços à diretoria, mas se eles vão mesmo chegar ou não ainda é uma incógnita. Chamou atenção, nesse início de ano, o alto número de jogadores lesionados. O rubro-negro, completo, é capaz de competir no alto da tabela, com um time muito veloz com os bons Marcelo Cirino, Éverton, Gabriel e Paulinho. Porém, se continuar com muitas lesões ao longo do campeonato, acredito que o elenco não dá conta do recado (pelo menos não para brigar por algo grande no campeonato, mesmo que não passe sustos). Previsão: **** – Briga por Libertadores.

Fluminense

O tricolor carioca não fez um bom Estadual e teve um início de ano conturbado. Chegou a trocar de técnico e tudo. Mesmo sem ainda ter empolgado em 2015, o Fluminense tem ótimos valores individuais e pode “encaixar”. Acredito que no Brasileirão, mais do que nunca, os dois extremos da equipe serão os termômetros do time: Diego Cavalieri e Fred. Se os dois estiverem bem, decidindo jogos com defesas e gols, o Fluminense deve ir bem. Caso contrário, o time também deve patinar. Vale lembrar ainda de Wellington Silva, Jean e Wagner. Previsão: *** – De férias em Novembro.

Caso queira ver os detalhes dos critérios para previsão de cada equipe, assim como as demais análises, clique aqui.

Foto em Destaque: Facebook Oficial CBF

E aí, concorda com as previsões? Comente com as suas para compararmos em dezembro!

Greg

Greg

Carioca, mangueirense, jornalista formado pela ECO-UFRJ.

Comente